sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO



Inára A. R. Siqueira Ferreira - Fisioterapeuta
O envelhecimento é um processo contínuo durante o qual ocorre um declínio progressivo de todo o organismo humano, com crescimento das patologias (doenças) crônico-degenerativas e dos distúrbios orgânicos, associado a perdas de funções dos órgãos, sendo inevitável, irreversível, e que interligando a genética, ao ambiente e ao esgotamento de recursos leva à deterioração das funções. Estas alterações tornam o idoso mais fragilizado e susceptível a eventos incapacitantes, tais como distúrbios da marcha, da mobilidade, das atividades de vida diária, da comunicação oral /escrita e disfagia.

Na sociedade atual este processo se torna ainda mais complexo e limitador quando o idoso encontra-se vivendo em um asilo. As rupturas e as perdas no momento da institucionalização configuram-se de tal maneira que o direito de envelhecer com dignidade, respeito e autonomia tende a ser sublimado.

O Asilo Dr. Carlos Romeiro é uma instituição filantrópica vinculada a Sociedade São Vicente de Paula onde residem atualmente cinqüenta e seis asilados, com graus diferentes de mobilidades (semi-dependente, dependente parcial e dependente total) o grau de independência total não é encontrada.
A fisioterapia é uma das profissões da área de saúde imprescindíveis para a atenção ampla ao idoso institucionalizado. Sendo um profissional que ocupa um papel indispensável na equipe interprofissional que atua junto aos idosos. Tem como metas preservar a função motora, promover o adiamento da instalação de incapacidades decorrentes do processo do envelhecimento; tratar as alterações e os sintomas provenientes das patologias e problemas associados; e reabilitar funcionalmente o idoso dentro das suas potencialidades e especificidades.

As áreas de atuação são amplas nesta instituição entretanto as peculiaridades do processo do envelhecimento, seus problemas e suas patologias direcionam o fisioterapeuta a atuar mais freqüentemente em algumas áreas específicas, como: nas doenças do aparelho locomotor (osteoporose, osteoartrite, osteoartrose, fratura de fêmur e quadril), nas doenças do sistema cardiorespiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, tuberculose, pneumonia, asma), nas doenças do sistema nervoso (doença de Parkinson, doença de Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral Derrame), nas doenças uroginecológicas (incontinência urinária feminina e masculina, incontinência fecal).

Medidas preventivas são realizadas nos idosos moradores deste asilo sendo a cinesioterapia uma das medidas preventivas de maior eficácia. A cinesioterapia (movimento terapêutico) é o principal recurso utilizado pelo fisioterapeuta, podendo estar associado a agentes eletrofototermoterápicos.

O atendimento fisioterápico contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos: fortalece os músculos das pernas e costas; melhora os reflexos/equilíbrio, a sinergia motora das reações posturais, a velocidade de andar, a flexibilidade, a mobilidade e a auto-estima mantém ou diminui o peso corporal e diminui o risco de doença cardiovascular.

A reabilitação fisioterápica melhora a qualidade de vida destes idosos, além de restabelecê-los para uma vida na comunidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- FIATARONE, M. A. Physical activity and funcional independene in aging. Lecture on Intrnational Pre-Olumpic Congress. Physical activity, sport and health. Dallas, 1996.
-FREITAS, E. V.de; PY, L.; NERI, A.L.; CANÇADO, F. A. X.; GORRONI, M.L.; ROCHA, S. M. Tratado de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2002.
- GUCCIONE, A.A. Fisioterapia Geriátrica, Segunda edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2002.
- JUNIOR, R.S.; RAMOS, L.R.; NETO, M.P. Crescimento populacional: Aspectos demográficos e sociais. In: FILHO, E.T.C et al. Geriatria. Fundamentos clínica e terapêutica. São Paulo: Ed. Atheneu . p 9-29,1994.
- SPIRDUSO, W. Physical Dimensions of Aging. Champagne, Human Kinetics, 1995.
- SHEPHAD, R. J. Geriatric consequences ar enhanced physical fitness. In: Economic benefits of enhanced fitness. Champagne, Human Kinetics Publishers, 1986.





9 comentários:

  1. ai tem alguem que dedica seu trabalho com muito amor e sempre pensando em que um dia ela pode esta ai sendo olhada por alguem e a DR ANA

    ResponderExcluir
  2. gay e o layon da escola dona caetana pereira trindade alto maranhao mg

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado!!!